Acerca de mim

A minha foto

First started teaching at the age of 12, football tactics among friends, moving on to coaching volleyball teams, then digging deep into Human nature through Yoga and finally through TM.

Turned into language teaching through TEFL and for the past 22 years have been developing and implementing training systems in the Portuguese real estate industry, blending both together, and helping non-speakers in their plight to learn the professional jargons that make up real estate activities in Portugal.

terça-feira, setembro 29, 2009

O problema da revalidação da licença ou da inscrição no InCI

Sou contactado com regularidade por muitos colegas, de norte a sul do país, sempre com a agora velha questão de como obter créditos para revalidar a sua licença AMI ou a sua inscrição na actividade de mediação ou de angariação imobiliárias.

Continuamos a ter uma relação de afastamento quando se tratar de darmos o passo necessa´rio para sermos profissionais.

Olhamos o Estado como uma entidade separada de nós e, por isso, divorciamo-nos de entender que os regimes jurídicos buscam o equilíbrio e mostram caminhos sãos e directos para resolvermos os nossos problemas.

Existem 4 modalidades de comprovação de formação contínua nestas actividades. Uma das quais, a do exame nacional da capacidade profissional, a mais simples, airosa até, e menos dispendiosa.

Trata-se de um ovo de Colombo que não tida em linha de conta.

Resultado? Torna-se quase impossível ajudar. Muitas vezes fica a frustação de ver que as pessoas não dão valor à formação como uma ferramenta de trabalho.

É pena. Ficam a perder.

Mas está lá, ao nosso alcance não apenas tornar a nossa vida profissional mais simples e produtiva, como aliviar o estresse desnecessário que se acumula quando temos pela frente a inevitabilidade de perder a licença ou a inscrição por culpa, sómente, nossa.

Veja como o (Sir) Ken Robinson demonstra como o sistema educativo (e nós mesmos) dá cabo da criatividade.

Sem comentários: